Web Toolbar by Wibiya

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A Graça da Química > Dicas exotérmicas
||A Graça da Química- As soluções tampão
As soluções tampão

Denomina-se solução tampão a uma solução iônica cuja variação de pH decorrente da adição de quantidades controladas de ácidos fortes ou de bases fortes é praticamente desprezível.
Em geral, uma solução tampão é constituída de uma mistura de:

         * um ácido fraco e um sal derivado desse ácido e de uma base forte (exemplo: ácido acético e acetato de sódio) ou

         * uma base fraca e um sal derivado dessa base e de um ácido forte (exemplo: hidróxido de amônio e cloreto de amônio).

A solução tampão, constituída do ácido fraco HCN (ácido cianídrico) e do sal NaCN (cianeto de sódio, derivado do ácido fraco HCN e da base forte NaOH) apresenta os equilíbrios:

HCN (aq) →  H1+(aq)  +  CN1-(aq)       
NaCN (aq) → Na1+(aq)  +  CN1-(aq)     ‚

Como o ácido HCN é fraco, o equilíbrio  está deslocado para a esquerda (pequenas quantidades de H1+ e de CN1- e grande quantidade de HCN); como o sal NaCN é um eletrólito forte, o equilíbrio ‚ está deslocado para a direita (grandes quantidades de Na1+ e  de CN1- e pequenas quantidades de NaCN)
Portanto, na solução tampão temos grande quantidade de HCN (garantida pelo equilíbrio ) e grande quantidade de CN1- (garantida pelo equilíbrio ).

Por que adicionar um ácido forte (portanto H1+) à solução tampão, o pH praticamente não varia?
Como existe grande quantidade de CN1-, esse vai consumir o H1+ adicionado, através do equilíbrio ; como o H1+  adicionado é consumido, o pH praticamente não varia.

Por que adicionar uma base forte (portanto OH1-) à solução tampão, o pH praticamente não varia?
É que o OH1- adicionado vai ser consumido pelo H1+, proveniente do equilíbrio  (pois existe grande quantidade de HCN e não existe o risco de termos falta de H1+). Como o OH1- adicionado é consumido e a quantidade de H1+  não sofre mudança significativa, o pH praticamente não varia.

Um tampão formado por um ácido fraco e por um sal derivado desse ácido e de uma base forte apresenta pH < 7 (exemplo: o tampão constituído de HCN + NaCN é um tampão ácido).
Um tampão formado por uma base fraca e por um sal derivado dessa base e de um ácido forte apresenta pH > 7 (exemplo: o tampão constituído de NH4OH + NH4Cl é um tampão básico).

As soluções tampão tem grande importância biológica, pois são responsáveis pela manutenção do pH nos tecidos dos organismos vivos.
O nosso sangue é tamponado por diversos equilíbrios. Grandes variações na comida e na bebida e na maneira de viver, embora produzam mudanças internas consideráveis no corpo, afetam muito pouco o pH do sangue. Até a maioria das doenças provoca mudanças muito pequenas no pH.

01. (MACK/SP) Assinale o sistema que funciona como solução tampão.
a) Hidróxido de sódio e ácido clorídrico.
b) Cloreto de sódio e ácido clorídrico.
c) Acetato de sódio e ácido acético.
d) Bicarbonato de sódio e carbonato de sódio.
e) Cianeto de sódio e carbonato de sódio.

02. (UFPA/PA) A adição de uma pequena quantidade de ácido ou base produzirá uma variação desprezível no pH da solução de
a) NH4Cl
b) NH4Cl/NaOH
c) NH4Cl/HCl
d) NH4Cl/NaCl
e) NH4Cl/NH4OH

03. (FESP/PE) Considere as substâncias abaixo:
I. CH3CH2OH
II. CH3COONa
III. NH4OH
IV. H2CO3
V. CH3COOH
As duas substâncias que você usaria para convenientemente preparar uma solução tampão seriam:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e V.
d) I e V.
e) IV e V.

Gabarito: 01) C                     02) E                      03) C



Sites amigos:
Jogos Online - Kevin-Monster - Portal Nós na Web - Baixar Programa - CityFriends - Biologia Interativa - Cursos Grátis - Cursos Gratuitos - Cursos Online Gratis - Central do Inglês