Web Toolbar by Wibiya

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A Graça da Química > Qui-Mamata(resumos)
||A Graça da Química- Separação de componentes de uma mistura
Separação de componentes de uma mistura

Separação de componentes de uma mistura
Existem diversas técnicas para separar os componentes de uma mistura. Às vezes a separação é fácil, principalmente com misturas heterogêneas, em que os componentes são visíveis a olho nu. Nas misturas homogêneas, o processo é mais difícil. Vejamos alguns processos de separação:
filtracao 1. Separação de misturas heterogêneas
a) Mistura heterogênea de sólidos
CATAÇÃO
É o processo manual de separação, como é feito, por exemplo, nos locais em que há coleta de lixo, e são separados os plásticos de vidros, papéis e metais.
PENEIRAÇÃO OU TAMISAÇÃO
Em construções é comum o uso de peneiras para separar a areia fina da areia grossa, e de pedras e outros componentes. O processo utiliza uma peneira que possui uma malha que deixa passar componentes de diâmetro menor que a largura das malhas, retendo os componentes com diâmetro maior.
LEVIGAÇÃO
Consiste em usar uma corrente de água para separar corpos mais densos de corpos menos densos, que são arrastados mais facilmente pela água. Nos garimpos, uma corrente de água passa por uma espécie de rampa de madeira ou por uma bacia (bateia), arrastando as partículas menos densas de areia e deixando no fundo o ouro, mais denso.
FLOTAÇÃO
Nesse caso usa-se a água ou outro líquido para separar sólidos de densidades diferentes: o mais denso afunda e o menos denso flutua.
VENTILAÇÃO
Quando você esfrega entre as mãos amendoins torrados, verá que a película que o cobre se separa, então você assopra para separar o grão. Essa técnica que você usou nada mais é que a ventilação para a separação de misturas.
IMANTAÇÃO (separação magnética)
Quando você separa limalha de ferro de enxofre com a utilização de um imã, que atrai a limalha você está usando o processo de imantação para a separação da mistura.
DISSOLUÇÃO FRACIONADA
Consiste em dissolver um dos componentes da mistura. Para separar açúcar e areia, por exemplo, podemos adicionar água à mistura em quantidade suficiente para dissolver todo o açúcar. A areia, por sua vez, não se dissolve na água e se deposita no fundo.
SUBLIMAÇÃO
É usada quando um dos sólidos, por aquecimento, se sublima (passa para vapor), e o outro permanece sólido. Exemplo: sal e iodo ou areia e iodo (o iodo se sublima por aquecimento).
Obs.: As principais substâncias que podem ser separadas por sublimação são: o iodo, o enxofre e a naftalina (naftaleno).

FUSÃO FRACIONADA
Serve para separar sólidos, tomando por base seus diferentes pontos de fusão. Baseia-se, portanto, num aquecimento da mistura com controle da temperatura.

b) Mistura heterogênea de sólido e líquido
FILTRAÇÃO
Um bom exemplo é o café. Para separar o pó da parte líquida da mistura, usa-se um coador, que pode ser de pano ou de papel. O coador funciona como um filho, retendo as partículas maiores e deixando passar a água com as substâncias do café que ficam dissolvidas. Na imagem acima temos um processo de filtração, que resulta em solução de sulfato de cobre.
DECANTAÇÃO
Se você agitar bem uma mistura de areia e água e depois deixá-la em repouso verá que a areia vai se depositando no fundo do recipiente. Esse processo é chamado de decantação.
CENTRIFUGAÇÃO
centrifugacaoA centrifugação pode ser comparada a uma decantação acelerada, e pode ser usada quando a partícula sólida for pouco densa, o que tornaria a decantação muita lenta.
As máquinas de lavar roupas utilizam esse processo para retirar a água dos tecidos
http://www.prof2000.pt/users/anitsirc/decant.%20em%20funil.gif
c) Mistura heterogênea de líquidos
DECANTAÇÃO
          É usada para separar líquidos de densidades diferentes, como água e vários óleos. Usa-se um funil de decantação, com uma torneira que é fechada depois que o líquido mais denso é transferido para outro recipiente. Utiliza-se na decantação um funil de bromo ou de separação, veja ao lado:

Resumo sobre a separação de misturas heterogêneas
1- Sólido - Sólido : 

    1. Catação
    2. Peneiração ou tamisação
    3. Levigação
    4. Flotação
    5. Ventilação
    6. Imantação ou separação magnética
    7. Dissolução fracionada
    8. Sublimação
    9. Fusão fracionada

2 - Sólido - Líquido :

    1. Filtração
    2. Decantação
    3. Centrifugação

3 - Sólido - gás :

    1. Filtração (aspirador de pó é um bom exemplo)

4 – Líquido – líquido – Funil de decantação

2. Separação de misturas homogêneas
Destilação simples : para a separação dos componentes das misturas homogêneas sólido-líquido, recorre-se comumente a destilação simples. O princípio do processo consiste em aquecer a mistura até a ebulição; com isso o componente líquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir é resfriado, condensando-se, e o líquido é recolhido em outro recipiente.
Destilação fracionada : para a separação dos componentes das misturas homogêneas líquido-líquido, recorre-se comumente à destilação fracionada. Consiste no aquecimento da mistura de líquidos miscíveis (solução), cujos pontos de ebulição (PE) não sejam muito próximos. Ex.: uma solução de água, éter e etanol. Aquecendo-se a mistura em um balão de destilação, os líquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulição e podem ser separados. O petróleo é separado em suas frações por destilação fracionada.
Obs.: Não se pode separar misturas azeotrópicas por destilação.

Evaporação : a mistura é deixada em repouso ou é aquecida até o líquido (componente mais volátil) sofra evaporação. Esse processo apresenta um inconveniente: a perda do componente líquido.

Liquefação fracionada : a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada.

 

 




 



Sites amigos:
Jogos Online - Kevin-Monster - Portal Nós na Web - Baixar Programa - CityFriends - Biologia Interativa - Cursos Grátis - Cursos Gratuitos - Cursos Online Gratis - Central do Inglês